terça-feira, 25 de agosto de 2009

Lenda do saci-pererê (adaptação-Valeriano Luiz da Silva)


Lenda do saci-pererê


Hoje vou conversar com a criançada sobre um negrinho feio de fazer chorar. Mas os meninos obedientes, a mamãe , o papai este bichinho não vem tentar. Mas ele ama mesmo são os meninos que gostam de xingar. E os que não gostam de estudar, não precisa nem falar. 


Querem logo saber seu nome? Lá vai, não se assustem, é o saci- pererê.


Não carrega fósforo, nem isqueiro, mas gosta de fumar e ninguém sabe por quê. Dizem que fica parando gente na estrada para o cachimbo acender.
Anda com uma perna só, mas é espoleta pra valer. 


Usa uma carapuça vermelha, que lhe dá um grande poder. A mágica da carapuça o faz aparecer e desaparecer. Quando está num lugar, imediatamente torna invisível e ninguém mais o vê.


Dizem que tem um assovio tão forte que faz qualquer um correr. Esta lenda do saci, já vem de muitos anos. No tempo dos negros, e dos índios tupi-guaranis ele já vivia perambulando.
  

Olha meninos, dizem que em certas regiões do Brasil ele é um bichinho brincalhão. Acho que não pode é pôr a mão no fogo, se não a mão da gente vira carvão.


Com esta história de brincar e distrair sabe o que ele apronta ? 
Assobia no ouvido das pessoas, desarruma a cozinha e os animais ele espanta. Quebra a ponta das agulhas, bota moscas na sopa. 


Vocês já viram que força ele traz na sua toca ? Não é só isto não, nesta história de brincalhão, ele arruma muita confusão.



Dizem que só tem uma mão perfeita e na outra um buracão. Aí ele joga objetos pro ar e deixa atravessar o furo da mão. E com a mão perfeita ele pega os objetos com precisão. Ele apronta mais... Chupa o sangue dos cavalos, gora o ovo das galinhas. Queima o feijão que está no fogo, além de outras coisas, embaraça os novelos de linhas.


Meninos temam a Deus e obedeça a mamãe, o papai e a professora. Porque se este negrinho for à sua casa, é só mandar, que ele vai embora. 




Lenda adaptada para conto infantil por Valeriano Luiz da Silva

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei esta lenda criativa e ótima meus sobrinhos adoraram. valeu vocês estão de parabéns.
O folclore agradece.

Anônimo disse...

adorei mesmo
este texto é ótimo...
trabalho para escola das crianças
momento de se distrair é ótimo...